Dr. Gabriel Guimarães Pereira

1. O que é o TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza pela desatenção, impulsividade, dificuldade de organização e hiperatividade tanto física quanto mental.

O transtorno afeta principalmente crianças, acometendo mais os meninos, mas tem sido mais identificada em adultos nos últimos anos.

Acredita-se que o transtorno esteja associado a desbalanços da dopamina (neurotransmissor com papel importante no sistema de recompensa cerebral) em regiões especificas do cérebro. 

O Déficit de atenção tem ganho cada vez mais destaque nos últimos anos, com maior reconhecimento, mas também levantando questões relevantes sobre o estilo de vida atual e a medicalização excessiva.

TDAH

2. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma condição neuropsiquiátrica que afeta a capacidade de concentração, memória e controle de impulsos.

Seguem alguns dos principais sintomas associados ao quadro :

  • Desatenção:
    •  Dificuldade em prestar atenção em detalhes.
    • Cometer erros por descuido no trabalho ou na escola.
    • Dificuldade em manter o foco em tarefas como assistir aulas ou ler livros
    • Distração frequente por barulhos, conversas ou movimentos no ambiente.
  • Hiperatividade:
    •  Agitação motora excessiva.
    •  Dificuldade em ficar parado.
    •   Inquietação constante.
  • Impulsividade:
    •  Tomar decisões precipitadas.
    •  Dificuldade em esperar a vez.
    •  Falar excessivamente.
  • Evitar Tarefas que Exigem Esforço Mental Prolongado:
    •  Tarefas como preparar relatórios ou fazer trabalhos escolares são evitadas.
    •  Requerem atenção constante e são menos motivadoras.
  • Não Perceber Quando Lhe Dirigem a Palavra:
    •  Parecer não escutar quando chamado ou quando estão falando com a pessoa.
    •  Cabeça frequentemente “distante”, mesmo sem distração óbvia.
  • Não Concluir Tarefas:
    •   Dificuldade em terminar tarefas dentro do tempo.
    •  Não conseguir copiar do quadro antes que o professor apague.
  • Dificuldade de Gerenciamento do Tempo:
    •  Perda de prazos de entrega de relatórios e trabalhos escolares.
    •  Atrasos no trabalho ou na escola.
  • Perder Objetos Frequentemente:
    •  Óculos, celular, carteira, chaves, etc. são frequentemente perdidos.
    •  Falta de atenção ao local onde foram deixados.
  • Esquecimento de Obrigações e Tarefas:
    • Não retornar ligações.
    • Faltar a compromissos agendados.
    • Perder datas importantes.

Lembre-se que cada paciente é unico e estes sintomas devem ser avaliados por um profissional capacitado e experiente, para estabelecer um tratamento individualizado.

SOBRE A AVALIAÇÃO COM O PSIQUIATRA:

O suporte adequado para o TDAH requer uma avaliação individualizada, minuciosa e cuidadosa, por um médico psiquiatra capacitado e experiente.

Dr. Gabriel Guimarães Pereira é psiquiatra, especialista com ampla experiência para acolher, avaliar e acompanhar o quadro dos disturbios de atenção e hiperatividade, podendo estabelecer a terapêutica mais adequada e individualizada para o suporte desta condição que pode causar tamanhos desgastes para o paciente e sua familia.

É importante que o profissional tenha compreensão e escuta, com formação técnica aliada a empatia

2. Dados estatísticos do TDAH

Seguem algumas informações relevantes sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade no Brasil e no mundo: 

  1. Prevalência:
    •  A prevalência varia em diferentes estudos e populações.
    •  Estima-se que cerca de 5% a 8% da população mundial o transtorno.
    • Dados norte-americanos apontam quase 10% do diagnóstico em crianças de 3-17 anos
  2. Faixa Etária: 
    • O diagnostico geralmente acontece na infância e na adolescência, mas os sintomas podem persistir na vida adulta, mas muitas vezes se manifestam de maneira diferente.
  3.  Gênero:
    • O TDAH é mais comumente diagnosticado em meninos, que tendem a exibir mais comportamentos hiperativos e impulsivos. Meninas, por outro lado, apresentam mais sintomas de desatenção e podem ter comorbidades como ansiedade e depressão.
    • O diagnóstico em meninas pode ocorrer mais tarde na vida em comparação aos meninos, devido à sutileza de seus sintomas que podem ser facilmente atribuídos a outras causas.
  4. Comorbidades:
    • Estima-se que 70% das crianças apresentam outra comorbidade e pelo menos 10% apresentam três ou mais comorbidades. As comorbidades mais comuns incluem transtornos de ansiedade, depressão, transtorno de conduta e transtorno de aprendizagem.
  5. Problemas de saúde mental:
    • As crianças afetadas podem ter problemas de autoestima, depressão, ansiedade ou oposição à autoridade pela época em que alcançam a adolescência.
  6. Riscos associados:
    • Pessoas com TDAH têm um risco duas vezes maior de contrair uma doença sexualmente transmissível. Elas ainda possuem uma probabilidade três vezes maior de fazer sexo sem preservativo – e as meninas têm um risco 3,6 vezes maior de engravidar entre 12 e 15 anos.
  7. Impacto na vida adulta:
    • Estima-se que 35% a 78% das crianças diagnosticadas mantenham os sintomas na idade adulta. Isso pode levar a dificuldades no trabalho, nos relacionamentos e na saúde mental.

Lembrando que o diagnóstico do TDAH deve ser feito por um profissional de saúde mental, considerando critérios específicos e avaliação clínica, por um psiquiatra capacitado.

TDAH

4. Diagnóstico do TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é diagnosticado com base em critérios clínicos. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5), existem 3 tipos de manifestação do TDAH, e os critérios para seu diagnóstico incluem:

  1. Desatenção Predominante:
    1. Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido.
    2. Com frequência tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
    3. Muitas vezes parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra, mesmo na ausência de uma distração óbvia.
    4. Frequentemente não segue instruções até o fim, não conseguindo terminar seus afazeres.
    5. Tem dificuldade de organizar tarefas e atividades.
    6. Costuma evitar ou relutar em se envolver com tarefas que exijam esforço mental.
    7. Com frequência perde coisas necessárias para tarefas e atividades.
    8. É facilmente distraído por estímulos externos.
    9. É esquecido com relação a atividades cotidianas.
  • Pelo menos seis sinais e sintomas de desatenção devem estar presentes.
  • Esses sintomas devem ocorrer muitas vezes por pelo menos seis meses.
  • No caso de crianças, os sintomas devem ser mais pronunciados do que o esperado para o seu nível de desenvolvimento.
  •  A desatenção deve interferir na capacidade funcional em casa, na escola ou no trabalho.
  1. Hiperatividade/Impulsividade Predominante:
    1. Frequentemente se mexe, ou batuca com as mãos ou pés, ou se contorce na cadeira.
    2. Frequentemente levanta da cadeira em situações em que se espera que se permaneça sentado.
    3. Frequentemente corre ou sobe nas coisas em momentos inapropriados
    4. Com frequência é incapaz de brincar .
    5. Com frequência “não para” agindo como se ficasse desconfortável ao ficar parado.
    6. Frequentemente fala demais.
    7. Muitas vezes deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída.
    8. Com frequência tem dificuldades em esperar sua vez.
    9. frequentemente interrompe ou se intromete em conversas ou atividades alheias, podendo começar a utilizar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber autorização.
  • Pelo menos seis sinais e sintomas de hiperatividade e impulsividade devem estar presentes.
  • Esses sintomas também devem ocorrer muitas vezes por pelo menos seis meses.
  • Novamente, os sintomas devem ser mais pronunciados do que o esperado para o nível de desenvolvimento da criança.
  • A hiperatividade e impulsividade devem interferir na capacidade funcional.
  1.  Tipo Combinado:
  • Quando há uma combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
  • Além disso, é necessário que os sintomas estejam presentes em pelo menos duas situações diferentes (por exemplo, em casa e na escola) e que tenham se manifestado antes dos 12 anos de idade. 

Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde mental com base em avaliação clínica detalhada. 

5. Quais os tratamentos do TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade pode ser tratado de várias maneiras, dependendo das necessidades individuais. Aqui estão as principais opções de tratamento:

Medicamentos:

Os medicamentos são frequentemente usados para controlar os sintomas do TDAH. Alguns tipos comuns de medicamentos incluem:

  1. Psicoestimulantes: são os mais indicados. Eles ajudam a melhorar a atenção e reduzir a hiperatividade.
  2. Antidepressivos: Podem ser usados em alguns casos, entre estes os que tem maior ação na Noradrenalina e na Dopamina tem melhores efeitos para a atenção.
  3. Anti-hipertensivos: São opções quando os psicoestimulantes e antidepressivos não funcionam adequadamente.
  4. Antipsicóticos Atípicos: Podem ser úteis para controlar comportamentos específicos, mas não afetam diretamente a atenção.

Psicoterapia:

  1. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem comum. Ela ajuda a desenvolver estratégias para lidar com os sintomas, criar hábitos melhores e promover mudanças comportamentais.
  2. A psicoterapia é especialmente recomendada para crianças com menos de 5 anos, quando o uso de medicamentos é menos indicado.

Opções Naturais:

Algumas medidas naturais podem complementar o tratamento:

  • Técnicas de Relaxamento e Meditação: Práticas como yoga, acupuntura e shiatsu ajudam a controlar a agitação e melhorar a concentração.
  • Ambiente Tranquilo: Criar um espaço com poucas distrações para tarefas que exigem concentração, como estudar ou trabalhar.

Lembrando que o tratamento deve ser personalizado, e a combinação de medicamentos e terapia é frequentemente mais eficaz.

Consultar um profissional de saúde mental é fundamental para avaliar e planejar o tratamento adequado para cada indivíduo.

Caso você ou alguém que conhece esteja em sofrimento com os sintomas do deficit de atenção, procure um psiquiatra.

Dr. Gabriel G. Pereira poderá ajudá-lo, tendo a formação e experiencia necessária para acolher, avaliar e acompanhar o quadro de TDAH, podendo estabelecer um tratamento eficaz, acolhedor e empático.

6- Como lidar com indivíduos com TDAH

Lidar com pessoas que têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade requer compreensão, paciência e estratégias específicas.

Aqui estão algumas dicas para lidar com indivíduos com TDAH:

  • Seja Paciente:
    • São frequentes os sintomas de impulsividade e desatenção. Tenha em mente que a pessoa está lidando com uma condição especial e pode precisar de mais tempo para se concentrar ou concluir tarefas.
  • Esteja Disponível:
    • Ofereça apoio e esteja aberto para ouvir. Às vezes, o paciente pode se sentir frustrado ou sobrecarregado. Ter alguém para conversar pode ser reconfortante.
  • Informe-se sobre o transtorno:
    • Eduque-se sobre o transtorno. Quanto mais você entender, melhor poderá adaptar suas interações e expectativas.
  • Planeje Atividades com Antecedência:
    • Evite situações de última hora. Planeje atividades, reuniões ou tarefas com antecedência para minimizar o estresse. 
  • Foque nas Qualidades:
    • Reconheça as habilidades e talentos da pessoa com TDAH. Concentre-se nas coisas positivas e incentive seu potencial.
  • Tenha Persistência:
    • Encoraje a persistência. A pessoa pode enfrentar desafios, mas incentivar a perseverança é fundamental.
  • Busca Ajuda Profissional:
    • Incentive a busca por ajuda profissional, como psicólogos ou psiquiatras. O tratamento adequado pode fazer toda a diferença.

 Lembre-se de que cada pessoa é única, e o TDAH afeta a todos de maneira diferente.

Adaptar suas abordagens e ser compreensivo pode contribuir para um relacionamento mais positivo e produtivo.

referencias:

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  2. …. https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_29.pdf.
  3. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hipertensao/estatisticas.
  4. …. https://www.scielosp.org/article/csc/2021.v26n9/4069-4086/.
  5. . https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/distúrbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/transtorno-de-deficit-de-atenção-hiperatividade-tda,-tdah.
  6. https://institutoneurosaber.com.br/como-diagnosticar-o-tdah/.
  7. https://www.tudosobretdah.com.br/revisao-do-dsm-5-e-criterios-diagnosticos-para-tdah/.
  8. https://www.tuasaude.com/sintomas-de-tdah/.
  9. . https://institutoneurosaber.com.br/principais-sintomas-que-indicam-o-tdah/.
  10. https://www.tuasaude.com/tratamento-para-deficit-de-atencao-e-hiperatividade/.
  11. . https://institutoneurosaber.com.br/conheca-as-opcoes-de-tratamento-para-o-tdah/.
  12. https://www.minhavida.com.br/saude/temas/tdah.
  13. https://melhorcomsaude.com.br/como-lidar-com-o-tdah/.
  14. https://www.psitto.com.br/blog/tdah-como-lidar/.
  15.  Entre 5% e 8% da população mundial apresenta Transtorno de Déficit de …
  16.  O que está por trás da “explosão” de casos de TDAH no Brasil e no mundo …
  17.  Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  18.  Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e …
  19. https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-vida-sexual-de-quem-tem-tdah/
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Respostas de 4

    1. Ola Marina, boa noite, o doutor Gabriel poderá te avaliar em consulta, acredito que poderá te ajudar a esclarecer e concluir sobre um possível quadro de deficit de atenção! Entre em contato pelo Whats. no numero : (12)992281141, la esclareceremos a todas as duvidas!

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